Fonte: Jornal folha da cidade - 27/09/2005 - Caçador/SC - Página da música por Jeferson José Henke - Origens da música

Nas civilizações da antiguidade, foram achados e encontrados, muitos registros pitorescos esculturas de instrumentos musicais, e também, de danças com acompanhamento musical.
Assim quando a cultura sumeriana veio a florescer na bacia mesopotâmica, há muitos milênios antes de Cristo, com hinos e contos salmodiados e seus rituais de liturgia, com grande e perceptivel influencia nos grupos da Babilônia, Caldeia, e grande parte Judaica, foram assentado-se em áreas geográficas circundantes.
Já no antigo Egito, a origem agrícola era evidenciada em grandiosas cerimônias religiosas que em seus cultos faziam o uso de harpas, e de diversificada classe de flautas, tambem alcançaram um alto grau de expressão musical. Na Ásia havia uma grande influencia da filosofia religiosa como o islamismo, o budismo etc., mas o grande foco da propagação musical foram os chineses, do terceiro milênio antes de Cristo e indiana. No ocidente europeu tinham a tradição pré-histórica própria.
A música americana e pré-colombiana possuem um grande parentesco com a música chinesa e japonesa, por possuírem igualdade em suas formas e escalas, o que se pode explicar nas migrações de tribos asiáticas e esquimós. Finalizando com a cultura musical africana não árabe expondo complexos padrões rítmicos, mas com pouco desenvolvimento em sua melodia e harmonia.